quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mundo sem fim


Primeira visita técnica no Passeio da Cidade
Esta mensagem não é sobre os livros de Ken Follett. Este 'mundo sem fim' de que vos vou falar é aquele que descobri esta semana com o meu regresso à escola, desta vez, de turismo.

E porquê um curso de guia de turismo? Porque gosto de pessoas, de entreter, adoro viajar e quero conhecer histórias interessantes para depois reproduzi-las. Agora que escrevo isto apercebo-me que é um bocado aquilo que me levou a ser jornalista...

Confesso que tenho saudades do jornalismo, mas como no momento não posso exercer a profissão aproveito para entrar numa área que também sempre me aliciou, a do turismo.

A ideia não surgiu da noite para o dia. Já quando estávamos emigrados na riviera francesa pensei no assunto pois recebi muitos familiares e amigos para quem criei roteiros nos quais incluía explicações sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos e fazer isso foi algo que me deu muito prazer.

É engraçado, nesta altura o meu marido trabalhava no Mónaco mas vivíamos em Menton, que fica a dez minutos de comboio. E em nove meses que lá vivemos fiz oito roteiros turísticos ao Mónaco para as nossas visitas e conheci lugares que nem o meu próprio marido chegou a ver.

Com a minha turma à porta do CIETH na Rua das Marrecas
De volta ao Brasil...nesta primeira semana de aulas sinto-me literalmente uma esponja a absorver todas as informações à minha volta. Não sei se é porque há mais de um ano que não trabalho ou porque há muitos que não frequentava uma escola que vejo isto como um 'mundo sem fim', mas o que é certo é que o novo olhar que me proporciona abre um extenso corredor de possibilidades onde não enxergo o final.

Sem comentários:

Enviar um comentário