quarta-feira, 21 de maio de 2014

Osmar "O" taxista

Sr. Osmar da Silva
O taxi é o meio de transporte mais seguro e também o mais caro aqui no Rio. Para quem, como eu, opta quase sempre por esta segurança tem de estar preparado para apanhar todo o tipo de condutores: simpático, carrancudo, asneirento, mudo, prestável, amoroso, ladrão, cómico...enfim, é sempre uma surpresa. E hoje a surpresa foi boa! Ao sair da escola apanhei o taxi do Sr. Osmar, "neto de português", "da família Silva, de Lisboa", como o próprio se apresentou depois de eu ter descrito todo o percurso que queria que fizesse para conseguir chegar a casa ao mesmo tempo do Guilherme que vem da creche no transporte escolar.

Carta de motorista
"Você sabe o caminho todo direitinho", disse o Sr. Osmar a rir. E eu expliquei: "É que infelizmente tem colegas seus que só pensam em enganar o cliente. A pior experiência que tive foi quando estava cá há umas semanas apenas e tive de apanhar um taxi no meio da noite para o hospital porque o meu bebé não parava de vomitar e o taxista andava às voltas comigo a dizer que não sabia o caminho e a fazer-me gastar tempo e dinheiro".

Sr. Osmar: "É menina, infelizmente tem gente assim...mas não entendo como alguém quer enganar você que é tão simpática e bonita?"

Mensagem de Camila Pitanga
Nem eu nem ninguém Sr. Osmar, pensei para comigo, isso é pura malandragem para qualquer pessoa e por isso agora antes de ir para algum lugar vejo no mapa os percursos possíveis.

Com esta história o Sr. Osmar deu-me algumas dicas de segurança a respeito dos taxistas e mostrou-me a sua licença de taxista que tirou em 1975, que na altura compreendia "aulas de atendimento ao cliente".

Vin Diesel agradece a corrida de taxi
Entretanto falámos de Portugal, das nossas famílias, do Rio, de emprego, e apesar da viagem ter sido curta o Sr. Osmar ainda me mostrou dois cadernos de mensagens deixadas por alguns dos seus passageiros. Ao folhear os cadernos encontrei simpáticos recados em inglês, francês, italiano e chinês e entre eles (espantem-se!) um da actriz brasileira Camila Pitanga e um do actor norte-americano Vin Diesel!

Chego a casa e nem dei pela viagem de vinte minutos que faço todos os dias. Sem dúvida que este é "O" taxista que quero voltar a encontrar. Caso para lhe dar uma gorjeta e dizer (ao estilo carioca): valeu!



1 comentário: