quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Eu vou, eu vou, para a floresta eu vou


A Floresta da Tijuca ocupa 7% da cidade
Uma das coisas boas de viver no Rio de Janeiro é ter toda uma área verde que nos abraça. E quando falo de área verde não me refiro a jardinzinhos no meio da cidade mas à segunda maior floresta urbana do mundo que é o maciço da Tijuca.

Ofuscado pelas praias, pelo samba e pelas caipirinhas, um dos maiores tesouros naturais da cidade maravilhosa está mesmo aqui "à mão de semear" e é muitas vezes esquecido.

Cachoeira das Almas
A Floresta da Tijuca ocupa cerca de 7% da cidade e divide a zona norte da zona sul. Tem quase quatro mil hectares e é dividida em quatro sectores, por isso fiz apenas algumas as trilhas de um desses sectores que incluí: Andaraí, Tijuca e 3 Rios.

Foram quatro horas de caminhada tranquila passando por belas cachoeiras, lagos, mirantes e árvores tão exóticas e altas que não lhe vemos o fim. O clima aqui é tropical de altitude e só neste sector existem 148 cursos de rios que vão dar todos à Baía de Guanabara. Em algumas das cachoeiras é possível tomar banho como é o caso da Cachoeira das Almas, mas atenção, é preciso saber se há possibilidade de haver uma tromba de água pois à custa disso esta cachoeira ganhou o nome que tem. É que antigamente toda esta área era um cafezal e aqui ficavam muitos escravos a tomar conta das plantações. De vez em quando vinha uma tromba de água e todos eles morriam. Há quem diga que as almas dos escravos ainda por aqui andam....será?

Um quati à procura de comida
A meio do meu percurso, quando estou a passar por uma zona de picnic com churrasqueiras, o que encontro? Um quati! Um quaquê? Pois, também não sabia o que era nem nunca tinha visto tal bicho mas surpreendeu-me ver como ele não me estranhou a mim o quanto eu o estranhei a ele. Habituados à convivência com as pessoas que aqui vêm, os quatis descem das árvores à procura de alimentos "fáceis". Estes animais são mamíferos carnívoros aparentados do guaxinim mas com um nariz mais comprido e um corpo mais alongado. Não são esquisitos com comida e por isso gostam de "petiscar" em churrascos alheios.

Lago das Fadas
De borla, bom para o físico e para a saúde mental, uma limpeza de espírito, um retorno às raízes...Não vos parece que vale a pena trocar da selva de pedra pela selva da Tijuca por umas horas?

1 comentário: