sábado, 18 de janeiro de 2014

Oh la la!

Ser Zé emigra nos dias que correm é algo cada vez mais comum. Ouvimos muitas histórias de amigos e familiares espalhados pelo mundo e pessoalmente nunca me canso de saber mais. Nestas histórias aprendemos e crescemos. Certas comparações com a nossa cultura fazem-nos rir, outras entristecem-nos, mas o importante mesmo acho que é partilhar. Por isso resolvi criar este espaço para contar as nossas "aventuras" na esperança de poder ajudar quem se encontra na mesma situação ou simplesmente divertir quem vive uma realidade diferente.

Quando as coisas começaram a apertar em terras lusas fizemos as malas e fomos à procura de um futuro melhor noutras bandas...

O Gui tinha dois meses quando emigrámos para Menton, em França. Ficámos lá oito meses e posso dizer que foi uma experiência muito positiva. A rapidez e facilidade da integração depende de cada pessoa e no meu caso até que foi bem fácil contando que não falava nem entendia patavina de francês quando lá cheguei!

Não fiz amigos, apenas alguns conhecidos, mas também na época tinha um bebe muito pequeno para cuidar e dedicava-me inteiramente a ele, que só me tinha a mim para isso. Para dizer a verdade, também não é muito fácil criar laços com franceses, pelo menos os daquela zona. Parecem-me bastante reservados e com pouco senso de humor. De qualquer forma, no tempo que lá estivemos, consegui entrar na equipa de basquete feminina de Roquebrune e tirar um curso de nível intermédio de francês.

Um aspecto que dificulta a vida de um Zé emigra nesta terra é o preço muito elevado de tudo, mas mesmo tudo, desde o pão, a fruta, os legumes, o peixe às bebidas alcoólicas, tabaco e roupas. E algo que achei inacreditável foi a demora para instalar internet, TV e telefone em casa, quase dois meses de espera!Por aqui a burocracia é rainha e o atraso rei.

De qualquer modo, a nossa vida na côte d'azur foi muito gratificante. O local dá acesso a visitas míticas, como ao Mónaco, Nice, Cannes, Sanremo, etc. A beleza estonteante das paisagens, a combinação entre praia e montanha, a segurança e a limpeza dos locais onde passeámos deixam um portuga bem à vontade. Caso para dizer: Oh la la!

Factos curiosos de Menton:
É a unica região em França onde frutificam os limoeiros graças ao seu microclima incomparável
As pessoas usam carrinhos (de bebé) para passear os seus cãezinhos
Não se pode estender a roupa fora da janela, só dentro de casa ou da varanda
Nas pastelarias e padarias não se entrega o dinheiro na mão de quem nos serve mas numa máquina junto à caixa registadora que nos dá o troco

Numa das praias de Menton com "areia"


5 comentários:

  1. Adoro! Continua a escrever, a compartilhar o teu talento e historias. Mal posso esperar por mais.
    Sobre Menton so tenho a dizer: "...com cheirinho a... limão!":)
    Beijinhos grandes!
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Oh la la, que bom! Aqui você tem um leitor entusiasmado :) Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar