terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Verão e Inferno

Calor. Sol. Calor. Chuva tropical. Sol. Muito calor. No Rio de Janeiro temos Verão e Inferno e por isso há dois anos e meio que só vivo nestas duas estações. No início é maravilhoso, andar sempre de chinelos, não usar casacos, poder ir à praia quando quiser...sim, no início tudo isto é maravilhoso mas sabem que mais?...Cansa.
Perdoem-me portugueses porque imagino que nesta altura já estejam a sonhar com caracóis e imperiais no final de um dia de praia ou aquele peixinho grelhado no carvão com salada de pimento e noites quentes de conversa na rua com os amigos e uma bebida gelada na mão. Mas entendam, aqui também não há isso, só calor, o ano inteiro. E por mais estranho que vos possa parecer, aqui com o tempo deixamos de dar valor a dias de sol e calor. Todos os dias são iguais. E por isso parece que o tempo passa mais depressa.
Carnaval: quando os cariocas "trabalham"
Os Invernos que passei em Portugal, que foram quase todos da minha vida, davam-me a sensação de hibernação, de paragem no tempo, de dias mais longos, mais proveitosos, tempo para reflectir. Sinto falta disso. Confesso: tenho saudades do frio, de vestir casacos e usar botas, de sentir o fogo da lareira aquecer a sala, de comer uma sopa quentinha, de assistir filmes enrolada num cobertor e de deitar encolhida nos lençóis de flanela à espera de aquecer....
Acho que o meu ser biológico ficou "formatado" de mais ao clima português para poder aceitar e desfrutar deste clima brasileiro. E agora refiro-me não só ao aspecto meteorológico mas ao estado de espírito das pessoas. Fazia falta um pouco de Inverno a estes cariocas para ver se arrebitavam, se ficavam mais sérios na sua conduta. Sempre a mesma lenga lenga de não quererem fazer nada e esperarem tudo. Queixam-se do Governo, da vida que têm mas quando lhes toca a fazerem algo pelo bem comum encolhem-se, fogem, fintam ou aldrabam. Só querem Carnaval, futebol, e bebida. É como se estivessem de férias o ano inteiro, acompanhando o clima de Verão que não cessa. Será que podemos culpar o Verão e só o Verão por esta preguicite aguda generalizada? Podemos dizer que faz parte da cultura, mas o que influenciou essa cultura? Não me venham de novo com a história que a culpa é dos portugueses que colonizaram esta terra com prostitutas e ladrões (discurso típico por estas bandas). Em parte isto pode ser verdade, em parte pois por exemplo foram pouquíssimas as mulheres que vieram colonizar o Brasil vindas de Portugal, ainda assim 500 anos depois o país e esta cidade especialmente não mudaram muito.
Não quero injuriar ou difamar a terra que me "acolheu" nestes últimos anos mas uma coisa aprendi e vos digo: O Rio só é bom para passar férias! E mesmo assim muito cuidado, esta semana uma estrangeira foi assassinada à facada em Copacabana depois de ter entregue a sua carteira ao ladrão e começado a correr. Estação do ano: Inferno.

1 comentário:

  1. Olá... quanta aflição nessas palavras. Conheço bem esse contraste cultural, esta necessidade de individualidade, que o Brasil nos tenta tirar. Parece que todo mundo tem uma opnião, mas poucos pensam sobre ela, ou sobre como executar. Mas com certeza, você deve ter conhecido pessoas maravilhosas e ambientes único. Se não, recomendo urgentemente!! Hehehe
    Boa sorte, e volta a escrever...

    ResponderEliminar