terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

FIFA 1 - Brasil 0

Maracanã visto do Cristo Redentor
A copa do mundo da FIFA 2014 ainda não começou e o Brasil já está a perder. Assunto polémico por estas bandas, basta perguntar a qualquer pessoa na rua que opinião tem sobre o assunto e muitas das respostas são similares: é um desperdício de recursos aplicar tanto dinheiro e energia em estruturas que ao lado de outras não carecem de tanta atenção.

Até agora o governo brasileiro (ou melhor, os contribuintes) gastou mais de 1 bilhão (mil milhões) na reforma do Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido por Maracanã, para que ficasse com os 'standarts' da FIFA. O telhado de cimento foi trocado por lona e as arquibancadas por arena, entre outros pormenores.

Segundo a FIFA, o que está a ser feito é "usar o poder do futebol para construir um futuro melhor para todos". Todos quem?…é nisto que deviam ter cuidado…

No interior da Rocinha quando lá fui em 2010
Na rocinha, a maior favela da América Latina, vivem 200 mil pessoas que formam cerca de 50 mil famílias. Sabem o que o dinheiro da reforma do Maracanã dava para fazer? Dava para construir um apartamento de 45 m2 para cada uma dessas famílias!



Este é apenas um exemplo, até porque o Maracanã só vai receber sete confrontos e muitos outros estádios pelo Brasil também estão a sofrer obras ou até mesmo a serem construídos de raiz para serem palco de mais jogos. Tudo para um campeonato que dura um mês. E depois?…

Faz-me lembrar o que aconteceu em Portugal com o Euro 2004: estádios que ficam ao abandono, estruturas novas a apodrecer…


Sem comentários:

Enviar um comentário